quarta-feira, 9 de novembro de 2011

RELACIONAMENTOS


Relacionamentos as maiores lições que se podem ter provêm deles!

O que é um relacionamento?

Uma troca de experiências e uma partilha de momentos que podem ser benéficos ou não para ambos.

Cada um carrega a sua bagagem de vida, tornando-os únicos, ao relacionarem-se ambos aprendem juntos.

Os primeiros relacionamentos são a família, forte alicerce da formação da personalidade de uma criança.

Existe a frase: "os maiores mestres são os nossos filhos", e têm toda a razão, é com eles que aprendemos o que é o amor Incondicional, amar sem esperar algo em troca.

Com eles aprendemos a ser tolerantes, a perdoar e a sentir a criança interior viva em nós quando nos deliciamos a brincar com eles às escondidas; à bola, a fazer algo que não seja obrigações do dia a dia!

Um dos maiores erros que alguns pais cometem é projectar os seus sonhos ou ideais aos filhos, ex: obrigar uma criança a fazer ballet, porque o sonho da mãe em criança era ser bailarina, ou ter de seguir o curso de medicina, porque todos na família são médicos!!

Respeitar a personalidade da criança/adolescente e até já adultos é importante, mesmo quando eles decidem casar com genros ou noras horríveis e mal criadas!

Todos temos direitos a tomar as nossas escolhas, se é mau ou bom, só o tempo dirá e aprendizagem é necessária. Não temos o direito de impedir a aprendizagem seja de quem for, mesmo que nos custe, todos temos direito ao livre arbítrio.

Por vezes o excesso de protecção e preocupação pelos filhos prejudica-os, sufocando-os ou tornando-os frágeis demais para a sociedade exigente onde vivemos.

Já observei homens já de 50 anos a ser sustentados pela mãe, porque não gostam de trabalhar! O que será quando chegar a hora delas?

E o mais grave é que os casos que observei nem tratavam bem as mães!

Amar, cuidar e principalmente guiar as crianças para que aprendam a ser auto-suficientes e realizadas em todos os níveis, e não andar uma vida inteira a controlar o que comem, se dormem as horas que deviam e a pressionar o genro ou nora se está a tomar bem conta filhinho/a, provocando por vezes conflitos entre o casal.

Respeitar o outro é o mais importante em qualquer relacionamento!!

Num casal o que é um relacionamento?

São companheiros de uma jornada longa, em que ambos se apoiam um ao outro nesse caminho.

Convém ter ideais e gostos parecidos, para que possam partilhar sempre ideias e sentimentos com que se entendam.

Ex: um homem que passa a vida a jogar playstation ou que adora estar no café, mas a mulher prefere ler um livro ou ver um filme em vez de estar num café a gastar dinheiro e a perder tempo a olhar para o "boneco", a longo prazo começa a haver um choque, porque de início tudo se tolera, mas depois o comodismo instala-se e já não há paciência e instala-se o afastamento entre o casal.

Ambos gostarem de fazer algo, ajuda a haver um cumplicidade melhor, já a música do Rui Veloso explica muito bem: "não se ama alguém que não ouve a mesma canção"

Porquê?

Porque após o fogo da paixão fica apenas a cumplicidade e se não houver nada em comum o que vão partilhar?

Um relacionamento dura enquanto aprenderem algo juntos, quando cada um faz força para lados opostos no caminho, começam os conflitos e se não houver diálogo surge a ruptura de uma das partes...

A ideia de que o amor/paixão é para sempre é pura ilusão, o amor surge com a paixão, depois surge a cumplicidade e a verdadeira amizade, que deveria ser o amor incondicional, esse sim deveria ser eterno.

O que atrapalha são as inseguranças de cada um, em que passa de paixão a apego, a noção de que és meu/minha, ninguém é de ninguém, mais um tema de outra música portuguesa!

Essa noção sufoca o relacionamento, em que um ou ambos tentam se impor no relacionamento, passa a ser um jogo de forças.

Ter bem a noção que cada um é como é, tentar mudar o parceiro não resulta, pode até parecer que muda, mas ao mínimo sinal de crise volta ao mesmo.

Ao tentar mudar o parceiro só mostra que não o ama, mas sim o que projecta quem queria que fosse.

O sentimento que faz sorrir seja quem for é o Amor, esse é o que deveria ser o alicerce de qualquer tipo de relacionamento!!

Amar, respeitar o outro tal como é, caminhar junto com a mente aberta a uma aprendizagem mútua, e aceitar quando uma das partes decide caminhar noutro sentido, amando sempre sem apego ou imposições. São passos muito importantes para qualquer tipo de relacionamento saudável!


Namastê.











Sem comentários:

Enviar um comentário