segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Depressão


Hoje em dia verifica-se cada vez mais pessoas a sofrer de depressão!

A depressão é o grito "da alma" a dizer que algo na nossa vida não está bem, por vezes basta mudar a visão de algo.

Vivemos uma vida baseada em conceitos externos e esquecemos de viver, sempre a correr de um lado para o outro, com a pressão do patrão, das despesas, de dar assistência a todo o mundo, não restando tempo para respirar e parar um pouco para perceber como está o interior. Para questionar: estou feliz?

A pressão vem de todos os lados, porque só se olha à volta.

Por vezes surge em pessoas que poucos motivos têm para isso, apenas passam a vida a projectar expectativas em tudo e sentem-se contrariadas/frustradas

Outras vezes a pessoa habitua-se tanto a sofrer, que já não sabe viver de outro modo, passa a vida a lamentar-se para ver se alguém lhe alimenta mais o sofrimento.

Existe de tudo um pouco, o que é comum em todas é que a visão de vida de todas está deturpada e por isso a alma grita!!

A mente não ouve, está surda com pensamentos distorcidos!

Nessa altura a melhor hipótese é pedir ajudar, para que a pessoa possa voltar a encontrar o equilíbrio.

Os médicos dizem que também pode ser hereditário, nesses casos deve-se ter mais cuidados, ter acompanhamento de um especialista e tentar ao máximo converter a sua mente com pensamentos positivos e aprender a ter "ferramentas" que o ajudem a diminuir a hipótese de crise.

Os anti-depressivos têm um efeito nefasto no campo energético, quem tem o dom da visão ou nas fotos de Kirlian pode-se verificar pequenas frestas no campo auríco da pessoa que já tomou esse tipo de medicamento.

Porquê?

Porque cria uma realidade ilusória à pessoa, diminuindo as defesas por pensar que está tudo bem, podem aliviar o sofrimento durante uns meses, mas as crises regressam à mínima contrariedade da vida. Já para não falar no efeitos secundários no corpo.

Quando se está neste tipo de registo passa-se a vida a dizer o que andamos cá a fazer ou porque só acontece comigo, etc.

A mente entra em "curto-circuito", o ego sente necessidade que as respostas venham de fora e como ninguém lhe dá uma resposta satisfatória, passa a vida à procura de respostas em todo o lado menos onde devia!!

Dou um exemplo: uma pessoa que tem um trabalho que não é nada daquilo que gostava de fazer, todos os dias se sente frustrada, porque pensa que é o único método de ganhar dinheiro para sustentar os filhos. Um dia não aguenta e fica com uma depressão ao ponto de não conseguir trabalhar.

O que acontece? A 1ª vez o patrão até pode ter pena, mas nas crises seguintes começa a "olhar de lado", e aqueles meses de baixa são uma tortura, porque a baixa é inferior ao ordenado, os filhos e marido também sofrem, não consegue dar bom ambiente em casa, por vezes provocando rupturas familiares.

O que a alma pede?

Que tome consciência que está no caminho errado.

O que pode fazer?
Exemplo ter formação pós-laboral, mesmo que tenha de haver um pouco de sacrifício do tempo familiar, pelo menos o tempo que tiver vai ser gratificante e o tempo do curso passa num instante e a longo prazo é benéfico para todos.

Este é apenas um dos exemplos,

Outro exemplo:

Uma rapariga que tem crises de comer tudo e mais alguma coisa, dizem que é por frustração, tenta compensar com a comida.

Mas é mais do que isso, é uma auto-punição, come porque acha que é feia ou que não merece ser amada e se for "gigante" nenhum homem se chega perto e assim não se arrisca de ser abandonada ou traída.

Depois entra em depressão porque pensa que quer emagrecer, mas faz o oposto para que isso aconteça!!

A alma não liga se é gordo ou magro, só se importa se é feliz ou não e não é a forma do corpo que é responsável por isso, mas o modo como se vê a vida!!

Tudo porque a mente se baseia em como pensamos ser e como pensamos que nos julgam!!

O que pode fazer?

Mais uma vez pedir ajuda a um especialista (psicólogo ou terapeuta de medicina alternativo, ou até ambos), para que consiga restabelecer o equilíbrio energético e perceber a causa de todo aquele quadro de depressão, usando depois exercícios para recuperar a auto-estima.

A depressão é a alma a obrigar o corpo e mente a mudar de rumo na vida!!!

Esse rumo como disse vem sempre da percepção do eu e do que andamos cá a fazer.

A maior parte das pessoas não sabe e por isso entram em conflito, quando as expectativas por vezes passadas de geração em geração são contrariadas por algo, por não ser de acordo com o teu verdadeiro caminho.

A melhor maneira de ultrapassar a depressão é perceber o que é preciso mudar em nós mesmos!!

Sei que não é fácil, temos uma bagagem de vida pesada, mas por vezes é preciso limpar ou mesmo deitar fora para haver mudanças positivas.

Coragem de pedir ajuda e nunca desistir!

Desistir é deixar de viver.

E lembrar que nunca se está só!

Namastê.







6 comentários:

  1. Concordo, a mente cria a ilusão e depois até parece que é mesmo real, mas só amor é real!

    ResponderEliminar
  2. Boa noite!

    Agradeço o comentário! :)

    É isso mesmo, cada um vive a sua própria realidade/ilusão.

    Os grandes mestres referem mesmo que a a distância entre a realidade e a ilusão é menos que um fio de cabelo!

    O amor é sempre real!

    Quem estuda auto-conhecimento sabe que só existe duas energias, a do amor e a do medo.

    Namastê.

    ResponderEliminar
  3. Mas como o Amor não tem opostos...só existe o Amor...o medo é obra da mente dualista. Faz parte da caminhada o reconhecimento da nossa grandeza, unos com o Criador. O resto é só uma ilusão, somos todos perfeitos!:)
    Gabriela
    (peço desculpa mas esqueci-me de assinar o comentário anterior)

    ResponderEliminar
  4. A nossa essência mais pura é amor, mas somos compostos por corpo+alma!

    O corpo é a nossa parte animal, a que faz parte da Terra, alimenta-se dela e tem os seus instintos de sobrevivência (medo da morte, porque sabe que tem uma validade).

    A alma, o nosso estado mais divino, incorpora porque é a única maneira de materializar e manifestar nesta dimensão terrena. Não reconhece o medo, porque sabe que é eterna, não morre.

    É neste contexto que se fala nas duas energias amor - medo.

    Alma - corpo

    Não existe luz sem sombra e vice versa, na medicina chinesa não existe yang sem yin e vice versa.

    Quando encarnamos fazemos parte dos 5 ou 4 elementos da natureza conforme a teoria em que se baseia o conhecimento, mas a essência Divina essa é só uma, o Amor!!

    Namastê.

    ResponderEliminar
  5. Agradeço imenso a sua partilha, foi mesmo este o motivo que criei este blog, partilhando pensamentos e experiências evoluímos juntos.

    Grata! :)

    ResponderEliminar