quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

AUTO-CONHECIMENTO - CURA


Auto-conhecimento a que se refere?

Fala-se tanto nisso, mas será que alguém sabe como decifrar o mundo de pensamentos/emoções e sentimentos acumulados numa vida inteira?

Quantas vezes damos por nós a ter actos que nunca pensamos algum dia vir a ter?

Quem se conhece de verdade?

Somos especialistas a criar ilusões, até mesmo de nós próprios...

Qual a nossa origem para percebermos o que somos afinal?

Existem algumas teorias,que somos descendentes dos macacos pela ciência, que viemos de outras galáxias, etc.

Mas quem pode afirmar ter razão?

Pelo menos a maioria já aceita que não somos só um corpo!

Uma coisa sabemos ter: sentimentos e o que nos faz mais feliz é o Amor.

Só que além do Amor existem muito mais sentimentos derivados do amor e do seu lado sombra o medo.

Eles são provocados pelo monte de experiências que temos e que nos vão moldando na pessoa que somos hoje.

Como decifrar esse conjunto de experiências que nos tornamos?

Hoje em dia existem tantas técnicas, cursos de xamanismo, yoga, coaching, reiki, etc. com o objectivo de nos ajudar.

Todos são válidos, mas como perceber qual o melhor para nós?

Todos têm técnicas e teorias interessantes, mas será que conseguem chegar ao centro ou só andam na periferia? (Por vezes retirando uma ilusão para criar outra mais colorida...)

Dão a sensação de resolver tudo na altura, promovem um sentimento de bem estar durante uns minutos e ajudam-nos a mudar um pouco as nossas atitudes perante a vida, mas quando vem o "temporal" será que nos lembramos daquelas técnicas todas ou serviram para nos manter estáveis nessa altura?

Na experiência que me foi concedida até hoje, sinto que aprendi com todos os cursos que tirei, ajudaram-me a chegar onde estou hoje, mas percebi que o resultado verdadeiro só vem da prática diária, não só das técnicas, mas principalmente na observação dos meus pensamentos/acções/sentimentos e perceber o que preciso mudar ou apenas melhorar...

Passam-se muitas técnicas de como curar, de voltar a sentir a Mãe Natureza, de conectar com algo divino, de como iludir emoções fortes num determinado momento, até mesmo perceber as causas das doenças, mas como chegar à essência de quem somos?

Sabe bem fazer reiki, auto-massagem, meditar,etc, mas não chega sentir só bem estar....

Há que aproveitar os momentos de silêncio para observar... sem julgar ou interpretar... apenas observar de um modo desapegado... como se estivesse a ver uma novela... depois sentir... viver os próximos momentos com uma consciência desperta para os pormenores que nos formam...estar atento ao momento presente...saborear cada momento... observar tudo como uma criança eterna...

É interessante observar as pessoas satisfeitas por tirarem cursos de terapias, vê-las todas contentes a dizer que já sabem curar e que podem ajudar o mundo, (eu própria já vivi essa ilusão)...

"Sou mestre de reiki, já tenho uma energia muito forte, sintam as minhas mãos a ferver! Vejam como consegui aliviar a dor desta pessoa...etc."

É maravilhoso ajudar a curar, sim, não há nada melhor que aliviar o sofrimento aos outros e ver o sorriso deles de gratidão.

Mas...a cura do mundo começa em nós!!

Não só na mudança de pensamentos e acções, como também lapidar o diamante que existe em nós... deitar fora o que não interessa, limpar e purificar o importante e criar espaço para novas experiências

É bom ajudar a curar, mas vamos começar por curar a nós próprios!

Já pensaram porque se pede 21 dias de auto-reiki?

É para limpar os canais para que possamos ser veículos mais límpidos, estamos cheios de lixo. E já pensaram no que se passa aos outros?

Sabemos que somos só os veículos, mas ao passar a energia divina vão sempre partículas nossas, faz parte... e se não tivermos o cuidado de auto-curar-nos o que estamos a passar?

Até aliviamos a dor ao paciente, mas será que fomos à causa da dor ou só limpámos o pó que ela tem?

A verdadeira cura do terapeuta vem quando é doada com amor e ele vem bem dentro de nós, para que possa brilhar e ser mais eficaz é preciso cuidar dele...

Essa energia fantástica que existe em todos nós é milagrosa, mas para alcançar os corpos mais subtis mais puros é preciso existir um trabalho interno, para aumentar a frequência energética e assim a cura ser mais eficaz... mais profunda...

O auto-conhecimento leva-nos à fonte do que somos e o que cá andamos a fazer...leva-nos ao nosso diamante interno...

Estamos cheios de informação, e a maioria é só distracção!

De uma experiência rica em acontecimentos o que se retira é apenas a aprendizagem apreendida por ela, nada mais, tudo o resto foi só o contexto para a percebermos. Tal como para se fazer um óleo essencial de rosas são precisas muitas de pétalas para obter só uma gota dele.

No fim só revemos as emoções mais marcantes da nossa vida...

Porque insisto tanto no auto-conhecimento?

Porque sem ele andamos à deriva perdidos num mundo de ilusões com mais sofrimento que felicidade!

O auto-conhecimento é para todos!!

Não apenas para os terapeutas ou grandes mestres de yoga!

O auto-conhecimento é descobrir a nossa essência, é perceber onde habita a felicidade e o amor verdadeiro.

Sarar feridas, aprender com elas e crescer a cada dia mais fortes e preenchidos de sabedoria a cada passo que damos, sempre com a humildade de que somos estudantes para uma vida inteira.

E ao mesmo tempo ser mestres de nós mesmos com cada escolha que tomamos para o nosso caminho.

Daí a necessidade de partilhar a experiência que me foi concedida , nos workshops que estou a promover a base é o auto-conhecimento, perceber quem somos e o que cá andamos a fazer, cada um descobrirá por si mesmo ao longo da prática das técnicas e da troca de experiências.


A sequência dos workshops é:

Parte I : Introdução à meditação, para aprender a serenar os pensamentos e assim absorver melhor o conhecimento adquirido e começar a despertar para o mundo dentro de si.

Parte II: Introdução ao auto-conhecimento, conceitos básicos do que é a alma, a consciência, mente e intelecto, origem dos pensamentos, o que é o ego, etc.

Parte III: Preocupei-me fazer um de preparação para ser terapeuta, porque existem muitos cursos de terapias, mas ainda não vi nenhum que se preocupasse em despertar a consciência do terapeuta para alcançar resultados mais eficazes.

Passam técnicas de cura, alguns indicam a importância da meditação, e da mudança de alguns pensamentos, mas falta a base: o auto-conhecimento.

Para quem gosta de aliviar o sofrimento do mundo, poder curar é uma bênção, mas lembrem-se da responsabilidade que isso acarreta. SER O EXEMPLO.

Praticar o bem com o mundo e principalmente consigo próprio!


Namastê.





Sem comentários:

Enviar um comentário