domingo, 11 de dezembro de 2022

AMIZADES

 

Amizades...

A vida vai nos trazendo pessoas .... a maior parte de curta duração na nossa vida ...

O stress que a sociedade impõe com seus valores e obrigações, criando necessidades ilusórias com o consumismo e carências bobas... ocupa muito tempo das pessoas... muitas perdendo se de si mesmas, sobre carregando se com obrigações e tarefas... só  quando chegam a um estado de esgotamento a todos níveis (burnout) é que são obrigadas a parar, sendo a vida a tentar mostrar as escolhas erradas...

A corrida constante de se auto satisfazer com necessidades fazem muitas vezes as pessoas/famílias afastarem se umas das outras...

Criando stress, irritabilidade, falta de paciência e outros casos a famosa inveja, pois espelham os desejos no outro, muitas das vezes o outro nem vive nada daquilo, mas só ter a imagem de que possa ter já faz a pessoa ter inveja, pois é o espelho da sua própria frustação.

Todos sentem necessidade de ter alguém para desabafar, alguém que as ouça... mas nunca se sabe o que está por trás do rosto que nos ouve...

Pois está outro ser humano cheio de conflitos internos, naquele dia até um bom amigo, mas se algo não lhe agradar ou satisfazer... afinal já não é tão amigo...

Mas ele/a era tão amigo, estava lá sempre, fazia tudo para agradar... pois aí está fazia tudo para agradar, quando isso acontece sempre existe um lado de cobrança, pois tudo tem dois lados...

Uma pessoa transparente e verdadeira não faz tudo para agradar, faz quando sente que é necessário e está no seu alcance... tudo no seu equilíbrio.

Por vezes observo pessoas a copiarem se umas às outras... isso não é amizade, é dependência emocional e inveja disfarçada... muitas vezes a pessoa nem dá conta, por já ser tão natural nela, o vazio é tão grande sobre si mesmo, que precisa de um "ídolo" para imitar e se sentir também uma pessoa válida e reconhecida.

Depois temos as amizades que precisam da nossa atenção a todo o momento e de serem as mais importantes na nossa vida, mostrando desagrado e criando conflitos com todos os que se chegam perto de nós, mais uma situação de carência emocional e possessividade, com necessidade de controlo sobre o outro, pois tem medo de ficar sozinho ou ser trocado/abandonado.

Temos os conhecidos que se lembram de nós quando mais ninguém tem tempo para eles naquele momento que sentem falta de atenção.

Há também e até infelizmente muito comum os amigos por interesse, enquanto for útil estão lá sempre, mas assim que têm o que pretendem ou vêm que não vão ter o que querem desaparecem.

Ainda temos as amizades que competem conosco, seja no profissional, amoroso, imagem, às vezes por coisas tão tolas ...

Uma vez alguém me disse e com razão: nunca contes tudo a uma só pessoa, cada pessoa tem um perfil e com cada uma podes ter um tipo de conversa e assim ninguém saberá da tua vida por completo.

Até companheiros/as, sim, ele/as são só companheiros/as e nunca sabemos por quanto tempo... não é esconder ou mentir, existe muita coisa pessoal e intima que não precisam de saber, não vai acrescentar nada no relacionamento a não ser num futuro poder se ser vitima desse desabado por ele/a.

Viver relacionamentos humanos são um desafio e o maior neste plano, pois só através deles podemos cumprir nossa missão, ser bonzinho a dar cursos, ser bom terapeuta, bom líder espiritual não chega, pois são relacionamentos superficiais, em que facilmente quando não agrada nos afastamos, agora os relacionamentos diretos do dia a dia, esses sim trazem muita aprendizagem e nos ajudam de verdade a cumprir nossa missão por completo.

Pois trazem o que precisamos para trabalhar o nosso eu sou neste plano, lidando com os fantasmas/conflitos internos.

São eles que nos fazem crescer e sermos cada vez melhores instrumentos de luz e possamos dar conselhos de experiência verdadeira e não só clichés dos livros e cursos.

As amizades e todos os tipos de relacionamentos são importantes!

Daí ser necessário agradecer, perdoar, amar e ter compaixão para com todos os seres humanos que se cruzam nos nossos caminhos.

Percebendo que todos temos conflitos internos, medos, carências e até muito ego para trabalhar, sejamos verdadeiros conosco e com o outro, partilhem amor sem esperar nada em troca, a vida encarrega se de fazer isso, quanto menos se esperar do outro, menos criamos expetativas evitando o sofrimento.

Permitam se amar e ser amados, começando por vocês mesmos e deixando pessoas entrar na vossa vida para que a missão se cumpra.

Fecharem se nos vossos casulos e zona de conforto perdem oportunidades belas que a vida dá para evoluírem.

Sejam cautelosos sim, mas com coração e mente aberta a novas experiências e brilhem a luz do amor em todos os sentidos, sempre com o discernimento para promover o equilíbrio.

Amor e luz nos vossos corações. 


Sem comentários:

Enviar um comentário