sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

REIKI - Técnica # Objectivo


Reiki... muito se fala desta energia muito agradável, quando aplicada com verdadeiro amor incondicional e não apenas como um comércio ou uma ilusão...

Lembro-me de quando fiz o nível de mestre há já uns anitos, de a minha mestre de reiki avisar que algumas pessoas tinham a tendência de se apaixonar pelo/a "mestre", porque seria a 1ª vez que sentiriam o verdadeiro amor (reiki-amor incondicional).

Na altura não liguei,mas a vida mostrou me que realmente devido à carência do contacto com a energia mais Divina, algumas pessoas criavam mesmo um mundo ilusório de volta da sensação, porque existe a tendência de associar a energia que se sente ao veículo dela (terapeuta).

Mas o terapeuta é apenas o veículo, também ele é um ser humano em busca da sua realização espiritual, com suas virtudes e suas lições de vida.

Um dia uma colega desabafou que não conseguia tirar da mente a imagem do seu mestre de Reiki e que o namorado que também tinha frequentado o mesmo curso sentia o mesmo.

É normal, porque o cérebro/ego sobrevive de associações, associa o que vê ao que sente! O Reiki promove sensações fortes, devido ao contacto com a fonte, daí ser natural nos primeiros tempos essa sensação estar fortemente presente na memória.

Ver alguém no caminho, com algum conhecimento não indica que é mais evoluído, mas sim que busca também a sua evolução e como já experimentou algumas situações, pode partilhar.

Muitas vezes observamos alunos muito mais evoluídos que os considerados mestres...

É preciso lembrar que trazemos energias e conhecimento ancestrais, já vem com a nossa essência, logo nunca podemos afirmar que aquele ou outro é mais ou menos evoluído, hoje podem estar adormecidos e amanhã podem estar 10 passos mais à frente...

Embora na minha opinião não se pode comparar quem está mais evoluído ou não, estamos todos numa jornada colectiva, mas com caminhos bem diferenciados e mesmo o destino poderá não ser o mesmo...

Cada um tem a sua função, caminho e aprendizagem.

Quando observamos alguém com uma energia aparentemente forte, apenas podemos aprender algo com ele, nunca nos podemos equiparar ou pensar que é mais ou menos do que nós, ou que é magnifico!

Ele apenas é ele, e nós somos nós!

Cada um tem o seu poder e beleza muito específica!!

O Reiki é um método de ajudar as pessoas a sentirem a energia Divina, ajuda a desbloquear e a harmonizar a pessoa, para que ela consiga perceber o que precisa de alterar em si para evoluir, ou os passos mais adequados à frequência que precisa para a sua mudança.

Eu pessoalmente gosto de aplicar sempre, seja qual for a terapia que esteja a usar.

Facilita muito o desenvolvimento do paciente.

Mas o Reiki é apenas a "ferramenta" de apoio, a energia vem dentro de nós,vem da essência que nos conecta à fonte.

Por isso a sensação de paz e felicidade amorosa que os pacientes sentem, é apenas essa ligação à fonte!!!

Não é a beleza do terapeuta ou do Reiki, mas sim a sua própria energia a emergir em si mesmo!!!

Reiki é a apenas a "ferramenta", com suas técnicas de utilização!!

O amor incondicional com que se aplica é que faz a diferença!!

Mentalizar, desenhar, etc os símbolos não chega! Até alivia devido à sua memória colectiva que forma energia, mas para haver a verdadeira mudança, é preciso conectar à fonte.

E como fazer isso?

Através do trabalho interno, através da meditação, da auto-análise do seu dia a dia e perceber o que pode melhorar para sentir mais a felicidade a preencher o seu ser!

Quanto mais sentirmos a ligação à fonte, mais Ela se manifesta nos nossos gestos, pensamentos e acções!

Por isso quando receberem Reiki ou participarem em cursos, estejam mais atentos ao que sentem em vocês mesmos e menos no que o mestre/professor é ou deixa de ser!

Sintam a energia em vocês a despertar, o mestre/professor não dá nada que já não esteja em vocês!

Apenas ajuda a despertar a vossa essência!! Esse sentimento de euforia e paz é vossa e não do mestre!!

Só podemos sentir aquilo que já existe em nós, o outro é apenas o reflexo!!

Algo que faço sempre questão de relembrar tanto nas minhas consultas como nas aulas/workshop é que não chega só receber Reiki ou até mesmo fazer auto-reiki, é preciso sentir a transformação que essa energia maravilhosa promove e aplicá-la no nosso dia a dia, observar o nosso Eu/ego e perceber o que é preciso mudar.

Se não, não passa de uns momentos agradáveis, em que sai-se do gabinete em paz e feliz e depois dois dias depois aparece um teste da vida e lá se foi a sensação tão boa de paz e felicidade!!

Quando começamos a dar os primeiros passos para a nossa evolução é para continuar, não é para ficar só a ver os outros a caminharem...

Ah eu já tenho o nível II ou III de Reiki, por isso já não preciso de fazer mais nada!!

Isso é ilusão!! O caminho de evolução é a vida toda!! É para isso que se encarna, para aprender!

De que interessa ser uma "enciclopédia ambulante" se não se aplica na prática?

Não digo para se fazer colecção de cursos e workshops, mas que se tente pelo menos 15m por dia parar o turbilhão de pensamentos e conectar à fonte, para que possamos reestruturar a frequência energética do nosso ser com a Luz Divina, facilitando as mudanças necessárias.

No mundo do auto-conhecimento e das terapias o mais importante é sentir mais e pensar menos!!

Observo o entusiasmo pelo Reiki,em que para mim é uma "ferramenta" importante, agradeço todos os dias por ela, mas quando observo afirmações: amo o reiki, fico apreensiva, porque o que se ama é a fonte, o amor incondicional, o Reiki é apenas um conjunto de técnicas que nos ajudam a conectar com a energia de cura/amor!

É perigoso misturar as coisas, corre-se o risco de entrar em ilusões...

É como meditar, não chega meditar, ela apenas serena a velocidade dos pensamentos para que nos conectemos à fonte e depois apliquemos essa vibração no dia a dia.

Reiki ou meditação não são o objectivo, mas apenas técnicas para percorrermos o caminho.

Lembrem-se do que desperta o Reiki! Desperta a LUZ/ESSÊNCIA que habita em nós, isso sim é maravilhoso, não é na técnica que está a beleza, mas na imensa Luz que somos todos!!

Namastê.

2 comentários:

  1. Há 12 anos quando conheci o Reiki ainda estava a ser divulgado com alguma responsabilidade, depois infelizmente começou a escoar a essência, ao ponto de existir cursos em 2 horas, colocando pessoas a ensinar ou a fazer terapia, sem formação não só do próprio Reiki com os seus requisitos principais como sem conteúdo espiritual para tal... Mas infelizmente acontece em quase todas profissões, até na medicina convencional, encontramos alunos de medicina a escolherem a área que supostamente dá mais dinheiro, em vez do que o que realmente têm o dom de o fazer... O Reiki em si é uma técnica que quando bem aplicada com o verdadeiro amor incondicional, pode ajudar a desbloquear muitas situações físicas, mentais e espirituais. Para mim o Reiki foi o "abrir a porta" para o caminho da cura, mas na experiência que me foi concedida percebi, que ele é apenas um conjunto de técnicas que nos podem auxiliar na auto-cura e a na cura dos outros. Para ter mais resultados é preciso existir um trabalho interno constante, posso exemplificar: reiki seria uma caneta para um escritor, ela ajuda o escritor a poder transcrever o que lhe vai na alma. Essa caneta com o tempo pode vir a ser melhorada ou substituída por outra, mas o que ela registou no livro, já ajudou na criação dele.
    Existem várias terapias, Reiki é apenas mais uma, o que existe em comum nelas é a vontade de ajudar na cura. Qual a melhor, só vai depender de cada um, tenho formação em várias e todas elas ensinaram algo e na maior parte delas complementam-se. O importante é seguir o "coração", ele sabe qual a mais indicada para a vibração pessoal de cada um. Curar com Amor, seja através do Reiki, acupunctura, massagem, etc. Isso sim é importante. CURA = AMOR Namastê. :)

    ResponderEliminar